Acho que meu filho quebrou o dedo do pé, o que fazer?!

Olá, pessoal! Hoje quero compartilhar uma experiência que tivemos recentemente com meu filho. Durante uma festa, ele machucou o dedinho do pé, e quero contar como lidamos com a situação. Vai saber se isso acontece com você um dia!

Sumário

Um Relato de Como Lidei com a Lesão no Dedo do Meu Filho

Era noite de domingo, aniversário da minha sobrinha, festona em salão de festa, cheio dos brinquedos. Meu filho estava pulando na cama elástica, de meia. Até que eu tive a brilhante ideia de chamá-lo para um 'x1' de drible no gramado que havia lá. No primeiro lance, o guri, só de meia, escorregou e se esborrachou na grama. Falou que tinha doído alguma coisa no pé, mas não quis parar. Jogamos mais um pouco e, em um lance, quando fui tirar a bola dele, acabei acertando, com meu tênis, o dedinho do pé dele. Aí que doeu mais ainda, até que decidimos parar.

Sentamos, tiramos a meia para olhar o que estava doendo, e o dedinho estava lá, inchado e vermelho. Imediatamente colocamos gelo 🧊, erguemos o pé para cima e melhorou um pouco. No dia seguinte, ainda doía o dedo, e suspeitamos que podia ter quebrado. Mas não estava quase nada roxo, a dor era suportável, então optamos por imobilizar e tratar em casa por enquanto.

Situação Inicial

Essa foto abaixo peguei de um vídeo de um médico que explica sobre fraturas de dedos do pé. . Na hora do ocorrido, estava parecido com isso, porém mais inchado e vermelho

                                    

Essa foto de baixo é do meu filho, e dá para ver que está melhorando, mas ainda tem um hematoma discreto, e a dor ainda está presente

                                                    

O que eu fiz não é recomendado. O ideal é sempre procurar um atendimento médico para tirar um raio-x e ver se houve fratura, luxação, fratura-luxação ou se foi somente uma contusão. Em casos onde a posição do dedo está fora do habitual, ou onde ocorreu perda da sensibilidade, é fundamental ir ao médico para que ele coloque de volta no lugar.

Recém fiz o módulo de ortopedia na faculdade e lembro que a grande maioria dos casos de fratura de dedo do pé é tratada de forma conservadora com imobilização por meio da esparadrapagem. Os poucos casos cirúrgicos são quando ocorre:

  • Fraturas expostas
  • Fraturas na articulação que estão fora do eixo
  • Fraturas instáveis, ou seja, que mesmo após alinhadas não se mantêm no lugar
  • Luxações que não são passíveis de redução

Decidi fazer esta postagem para reunir todas as informações que fiquei procurando em vídeos, blogs e livros, em um único lugar. Abaixo vou detalhar o que eu fiz no caso do meu filho, e de onde tirei as informações, lembrando que foi uma contusão com suspeita de fratura, não foi uma fratura exposta, não teve sangramentos ou desalinhamento do dedo.

E lembre-se, este é um texto educativo. Sempre procure um médico responsável para guiar melhor o caso.

O Que Fizemos 

Na Hora em Que Se Machucou

1. Aplicar Gelo: Colocamos uma bolsa de gelo em cima do local lesionado. Não coloque gelo diretamente em contato com a pele pois pode queimar, mas não precisa congelar o dedo.

2. Evitar Pisar no Chão: Evitamos que ele pisasse no chão com o pé machucado. Se necessário andar, deve pisar com o calcanhar.

Imobilização do Dedinho

Em um momento oportuno, fizemos a imobilização do dedinho, com a técnica de esparadrapagem:

1- Limpeza: Limpamos bem o pé, pois o ideal é que a faixa com esparadrapo fique o máximo de tempo possível. Para evitar chulé, melhor manter o pé limpo.



2- Colocação de Gaze: Colocamos uma fina gaze entre os dedos para evitar que acumule umidade e irrite a pele.


3- Enfaixar Dedos: Enfaixamos o quarto e o quinto dedos juntos para impedir que o dedinho se movimente. Usamos esparadrapo para juntar os dedos, mas caso não tiver na hora pode ser feito, provisoriamente, até mesmo com fita crepe ou fita isolante.


  1. Nesse passo, é bom ser mais atencioso e verificar se o dedo não está ficando vermelho, branco ou roxo, sinal de que está muito apertado e não está tendo fluxo sanguíneo.
4- Imobilização Adicional: Se acharmos que é necessário imobilizar mais, deixamos em aberto a possibilidade de fazer aquelas botinhas de faixa, parecida com as que os esportistas usam.

Neste vídeo mostra mais ou menos como deve ser feito:


Agora o meninão está assim:


Cuidados Diários

Ele precisa:

  • Andar o mínimo possível, e se necessitar andar, um sapato de solado rígido é o ideal. Há modelos ortopédicos específicos para isso.
  • De vez em quando, colocar o pé para cima.
  • Trocar o esparadrapo diariamente, fazendo a higienização do local toda vez que trocar.

E com certeza, qualquer sinal de piora ou de não melhora, iremos correr para o hospital para um aconselhamento de um médico.

Também estou dando umas gotinhas de ibuprofeno quando ele reclama de dor, mas não é bom dar anti-inflamatório de forma contínua, pois isso retarda o osso de "colar". O prazo para que o dedo melhore completamente é de 3-6 semanas, sendo que em pelo menos 14 dias a imobilização deve ser mantida diariamente.

💡 Resumo e Dicas

  • Se for ao médico para confirmar uma fratura por estresse, o profissional provavelmente ensinará a enfaixar o dedo.
  • Atenção a Condições Especiais: Não enfaixe um dedo caso sofra com diabetes avançada ou doença arterial periférica, pois a redução do fluxo sanguíneo pode aumentar o risco de necrose.
  • Escolha de Calçados: Enquanto o dedo estiver imobilizado, use calçados com bicos largos para não comprimir o pé e proteger a fratura. Evite calçados abertos e tênis de academia por pelo menos quatro semanas. O calçado ideal é a bota ortopédica.
  • Tempo de Recuperação: As fraturas simples costumam se recuperar dentro de três a seis semanas, a depender da idade e da saúde da pessoa. 
    • Não passe tempo demais com o dedo imobilizado.
    • Crianças tendem a se recuperar mais rapidamente.
  • Aumento Gradual de Atividade: Após a redução da dor e do inchaço (que deve ocorrer dentro de uma a duas semanas), aumente gradualmente a quantidade de peso no dedo, caminhando um pouco mais a cada dia.

Referências

Como Enfaixar um Dedinho do Pé Quebrado: 9 Passos (wikihow.com)

Imobilizações dedo da mão e imobilização dedo do pé (youtube.com)

Bati o dedinho do pé! E agora? Saiba mais sobre fraturas dos dedos do pé. (youtube.com)

DEDO DO PÉ: QUEBROU OU ACHA QUE QUEBROU? ASSISTA! - YouTube